segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atividade 8 - 9ª Edição - Igualdade de Gênero


Igualdade de Gênero


       A igualdade de gênero (também chamada de igualdade entre os sexos ou igualdade sexual) é um conceito que define a busca daigualdade entre os membros dos dois  gêneros humanoshomens e mulheres,1 derivado de uma crença numa injustiça, existente em diversas formas, de desigualdade entre os sexos. Em suma, é a equivalência social entre os vários gêneros. Enquanto o conceito pode referir-se às diferenças sociais entre homens e mulheres, estende-se a todo o espectro da identidade de gênero. O gênero tem por base representações (crenças, ideias, valores) em torno do sexo biológico. Ou seja, é o modo como as sociedades entendem as pessoas do sexo masculino e as pessoas do sexo feminino. É, assim, a consequência do sexo numa organização social.
Não existe coincidência entre a identidade natural (sexo) e a de género (construção social), sendo que o mesmo acontece relativamente às noções de raça, classe, idade e etnicidade. O conceito contrário à igualdade de gênero não é diferença de gênero, mas sim o de desigualdade de gênero, uma vez que este pressupõe estatutos, direitos e dignidade hierarquizados entre homens e mulheres.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igualdade_de_g%C3%A9nero


      Em pleno século XXVI ainda estamos lutando por esta igualdade. Pesquise, busque se informar sobre o assunto e elabore um texto informativo com os pontos que você acredita serem importantes e relevantes ao assunto tratado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário